História

A gleba de terra destinada à instalação da vila Mirassolândia foi doada por Antônio Batista Rodrigues e Joaquim Antônio Pinheiro, no ano de 1925. Após o assentamento do cruzeiro, onde seria o largo da igreja, foi celebrada a primeira missa, em 13 de junho de 1925, dia de Santo Antônio de Pádua, o qual, mais tarde, foi proclamado padroeiro do então nascente povoado, que antes pertencia ao município de Mirassol. Entre os primeiros habitantes avultam Antônio Redígolo, Achiles Brigatti, Marino Vaccari Tezini, Joaquim Antonio Pinheiro, João Maria da Silva, Américo Portela e Antônio Calixto de Brito. Através da Lei Estadual nº 5521, de 31 de dezembro de 1958, Mirassolândia é elevada a município, sendo sua instalação solene em 1º de janeiro de 1960. O município de Mirassolândia localiza-se no noroeste do estado de São Paulo, latitude 20º37’00” sul e longitude 49º27’50” oeste. Zona fisiográfica da cidade de São José do Rio Preto. Limita-se ao norte com Palestina e Nova Granada; ao sul com Mirassol e Bálsamo; a leste com São José do Rio Preto e a oeste com Tanabi e Bálsamo. A distância da capital, por rodovia, é de 464 km; temperatura média anual de 27º C e altitude de 515 metros acima do nível do mar. O município ocupa uma área de 188 km², o que representa 0,058% da área do estado.

Pesquisa S.M.S. – Fontes IBGE e Wikipédia.