02 JAN 2023
Trabalhos realizados ao longo do ano de 2022 no âmbito da Assistência Social.
          Ao longo do ano de 2022, a Coordenadoria Municipal de Assistência Social garantiu proteção social aos cidadãos, ofereceu apoio aos munícipes e à comunidade no enfrentamento de suas vulnerabilidades com ações sociais como entrega de kits de alimentos, campanhas de conscientização e prevenção, tais como: “Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil”, “Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”, “Prevenir um Ato de Amor – Combate e prevenção ao uso de drogas”, “Combate da Violência Contra a Mulher”, “Prevenção ao Suicídio”. Na Coordenadoria Municipal de Assistência Social, foi implantada a Cozinhalimento, onde será oferecido a toda população cursos. Inaugurou-se postos do SEBRAE, DETRAN e Poupa Tempo.
          Também é oferecido gratuitamente à população atendimento jurídico para auxílio e orientações. Proteção Social Básica e Especial com atendimento e acompanhamento de psicóloga e assistente social, visando prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições; e o fortalecimento de vínculos familiares e sociais juntamente com a Casa Lar, que acolhe crianças e adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência e violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família. E ainda, operador qualificado para o Cadastro Único e Programas Sociais, instrumentos estes que visam a coleta de dados no intuito de identificar famílias de baixa renda existentes no município para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda.
          Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS I e CRAS II) têm como objetivo acompanhar as famílias referenciadas e realizar os encaminhamentos necessários, oferecer suporte, auxílio nutricional com entrega de cestas básicas e o município é beneficiado com o programa do Governo Estadual de distribuição de leite gratuito “Viva leite”, além do programa “Leite do Idoso” de âmbito municipal. Realiza visita domiciliares, oferta de cursos gratuitos e grupos PAIF (Programa de Atenção Integral à Família) e SCFV (Serviço e Convivência e Fortalecimento de Vínculos). Sediaram no decorrer deste ano, em parceria com o SENAR, os cursos de processamento artesanal de produtos de limpeza, processamento artesanal em pães, bordados, mel na gastronomia e artesanatos em madeira.
         Os grupos de SCFV e PAIF têm como propósito fortalecer as relações familiares e sociais, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. Os grupos são divididos e formados por mulheres, crianças, adolescentes e idosos, sendo as atividades deste realizadas no CCI (Centro de Convivência do Idoso), espaço que oferece diversas atividades que contribuem para a qualidade de vida na terceira idade, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio social; e na prevenção de situações de risco social para as pessoas acima de 60 anos.
          Nosso município foi contemplado com 160 vagas para o programa Bolsa Trabalho e também programas sociais como Renda Cidadã e Ação Jovem. Para o próximo ano foi elaborado um projeto para o programa Jovem Aprendiz, que tem como objetivo: preparar os adolescentes jovens  para uma ocupação no mercado de trabalho, com possibilidade de conciliar a aprendizagem escolar com aprendizagem prática na empresa. O município também tem o Projeto "Ativação do Futuro", que atende crianças e adolescentes 06 a 12 anos idade, que estão matriculados na rede ensino municipal, demais sexos em contra turno escolar.  O projeto é uma parceria com a empresa Fiorilli Software e a Prefeitura Municipal que contará com os grupos de Serviço Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além das oficinas socioeducativas, artes cênicas, atividades esportivas, oficinas pedagógicas, música, karatê e dança.
          Aproveito oportuno, para agradecer cada um da equipe, e desejar um abençoado 2023, de muita luz.

GATS.